A EA Corporation lançou finalmente um produto para dispositivos portáteis. O jogo chama-se SimCity BuildIt e é uma adaptação móvel do SimCity, introduzida no PC já em 2013.
Mesmo quando SimCity BuildIt foi anunciado, era claro para os jogadores que o conteúdo das suas carteiras podia ir para o mealheiro do promotor. Mas graças ao jogo ter passado pelo filtro dos mais rigorosos testes beta móveis da App Store da Nova Zelândia, o projecto conseguiu chegar às massas. Depois, para o sistema de doação exorbitante e ganancioso, a EA derramou toda a indignação dos seus utilizadores sobre a corporação.
Especialmente porque foi prometido não repetir velhos erros. Os fãs da série não conseguiram perdoar ao editor tal engano, e forçaram uma revisão completa da mecânica no último teste. A corporação encontrou-se com eles a meio caminho, mas também ameaçou que se SimCity BuildIt não ganhar a popularidade que merece na forma que os consumidores estão a pedir, rapidamente se tornará uma “quinta” regular.
A versão para dispositivos portáteis no iOS e Android viu a luz do dia não há muito tempo. Na forma final do jogo há quem não tenha participado na “disputa” entre consumidores e EA. Afinal, se depois de tais problemas, a constante imposição de compras continuar, os adeptos vão simplesmente desistir do jogo.
O facto de haver pequenas transacções no jogo, mas estas são opcionais, é uma vitória. O resultado é um excelente jogo de simulação de construção de cidades com boa mecânica e gráficos atraentes.
O escândalo levou a corporação a suavizar o sistema de doação intrusivo e a uma optimização detalhada do projecto. Vale a pena notar que SimCity BuildIt funciona perfeitamente em todos os dispositivos móveis, independentemente das suas especificações. A única desvantagem é que apenas os proprietários de dispositivos de topo podem usufruir do máximo de gráficos. É certo que, em cenários médios, tudo parece bastante familiar.
É seguro dizer que a versão móvel do jogo é significativamente inferior à versão desktop. Na versão portátil, os promotores oferecem uma abordagem completamente diferente ao desenvolvimento de zonas – encomendando materiais de construção à indústria.
Os edifícios requerem materiais e ferramentas para a sua construção. As variações são sempre utilizadas, mas o arquitecto pode ser solicitado a modificar as plantas, se necessário. As matérias-primas são extraídas em fábricas e as ferramentas são produzidas em fábricas especiais. O jogo evolui de uma simples pequena fábrica para a utilização de tecnologia de ponta na produção. Vale a pena notar que é preciso tempo para produzir cada artigo.
O sistema é incompleto e tão simples quanto possível – o jogador precisa de transformar gradualmente uma pequena cidade numa metrópole. À medida que progredir, serão necessárias novas terras, mas não pode simplesmente obtê-las – deve fazer uma petição e demonstrar o seu valor com uma classificação elevada e população suficiente.
O jogo expande grandemente a popular gama de jogos de simulação urbana da Maxis. Está muito longe da “quinta” casual e dos jogos de gestão do tempo que abundam nos mercados móveis. É seguro dizer que SimCity BuildIt recebeu uma boa quantidade de elogios.