Fallout Shelter da Bethesda dá a você a oportunidade de tentar atualizar para proporcionar uma vida decente para aqueles que sentem as condições do pós-apocalipse. Equilibrar a necessidade de comida, água e energia enquanto se defende de criaturas assustadoras, invasores e outros perigos não é uma tarefa fácil. Mas alcançando o sucesso, há até alguma decepção, pois a empolgação que havia no início se perdeu.
O loop principal da jogabilidade é fácil de entender – à medida que novos cidadãos nascem ou se reúnem no cofre, o jogador precisa fazer um esforço para construir alojamentos para eles, bem como estações de tratamento de água e lanchonetes para produzir comida e água.
As coisas são construídas instantaneamente, mas você tem que esperar para ganhar limites suficientes para pagar pela construção. Fallout Shelter não tenta forçar os jogadores a pagar para acelerar o processo. Isso é bastante louvável.
Cidadãos desenhados no estilo de arte corporativa são designados para trabalhar em fábricas específicas com um simples controle de arrastar e soltar, e eles ganham recursos mais rapidamente se você combinar corretamente as estatísticas do cidadão com a fábrica em que trabalham.
Mas há um problema: nos primeiros dias, parece que não há pessoas ou recursos suficientes para atender a todas as estações necessárias. Essa escassez cria soluções interessantes do Fallout Shelter. Assim, por exemplo, pode-se perguntar como garantir que o abrigo tenha água potável ou comida suficiente. Este é um jogo de compromisso. Toda vez que você sentir que está avançando, um ataque aleatório de raider, fogo ou invasão de radroach pode desequilibrar o equilíbrio perfeitamente planejado.
O Fallout Shelter precisa desesperadamente de um conjunto de alvos de fim de jogo ou catadores de recursos para buscar e avançar. Caso contrário, os jogadores verão tudo o que o produto pode mostrar em cerca de uma semana de jogo estável.
Essa experiência parece uma base sólida e um tanto divertida para um jogo mais profundo e melhor que ainda não existe. Não há opções para decorar ou personalizar o armazenamento. Não há como negociar com outros jogadores ou caravanas. Não há necessidade de pensar na localização específica dos quartos, exceto que seus edifícios mais importantes devem estar próximos à usina em caso de emergência. Não há necessidade de criar determinados itens ou pensar em linhas de produção.
O outro lado desse loop de jogo ultra-simples e em constante evolução é que o Fallout Shelter é extremamente acessível. Ainda é divertido ter um abrigo antiatômico cada vez maior em seu bolso para examinar.
Fallout Shelter também ganha pontos de bônus pela delicadeza com que ela nos pede para gastar dinheiro. Você pode comprar pacotes de cartas que fornecem uma seleção aleatória de cidadãos especiais, armas, equipamentos ou recursos. Praticamente todos os outros elementos da jogabilidade precisam ser conquistados da maneira móvel antiquada – apenas esperando.